Projeto de Extensão: Estudantes de Educação Física realizam avaliação funcional em idosas

Esta semana, as idosas participantes do Projeto de Extensão da disciplina de Hidroginástica passaram por uma Avaliação Funcional realizada pelos alunos de Educação Física da Faculdade São Francisco da Paraíba. A avaliação é um passo essencial para garantir a prescrição adequada dos exercícios específicos da modalidade.

A avaliação focou nas Capacidades Motoras Coordenativas, fundamentais para a elaboração de um programa de exercícios eficaz e seguro. Os alunos aplicaram uma série de testes para obter um diagnóstico preciso: Teste de Função Cognitiva (Avaliou a capacidade mental das participantes, essencial para a execução correta dos exercícios); Equilíbrio Estático (Verificou a habilidade de se manter em pé em uma perna, um indicador importante, já que a incapacidade de realizar essa tarefa pode estar associada a um maior risco de mortalidade); Equilíbrio Dinâmico (TUG - Timed Up and Go) e Teste de Agilidade (Identificou a capacidade das idosas de mudar de direção e posição do centro de gravidade rapidamente, um aspecto crucial para a prevenção de quedas).

Esses testes são fundamentais para entender as necessidades individuais de cada participante e, assim, prescrever exercícios que promovam a saúde e o bem-estar de forma segura e eficaz.