Tem dívida com Fies? Começa nesta segunda (29) prazo para renegociação

Começou nesta segunda-feira (29/04/2019) o prazo para renegociar dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, o programa tem mais de R$ 13 bilhões em débitos. Os estudantes têm até 29 de julho para regularizar a situação com o Ministério da Educação.

Esta é a primeira vez que os beneficiários do programa têm a possibilidade de negociar com o banco credor. Antes, as parcelas atrasadas deveriam ser pagas à vista. Podem repactuar dívidas estudantes que firmaram contratos de financiamento concedidos até o segundo semestre de 2017 e que estejam inadimplentes, com atraso mínimo de três meses.

Os endividados podem pedir o reescalonamento ou novo parcelamento dos débitos. Para validar a negociação, o aluno terá de pagar uma parcela de entrada correspondente a 10% do valor total da dívida vencida ou o valor de R$ 1 mil, se a cifra devida for menor.

O programa oferece 100 mil contratos de financiamento em cursos de graduação em universidades privadas e é atrativo por não ter taxa de juros, além das condições de pagamento do financiamento após a conclusão do curso.

A Caixa disponibilizou um site para que o estudante simule as parcelas reescalonadas. O banco afirma que é necessário que o estudante e o fiador compareçam às agências com documento de identificação, pois é preciso assinar o termo aditivo.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Fies, 500 mil estudantes endividados poderão ser beneficiados com a medida. Metade dos alunos tinha até 24 anos no início da faculdade, sendo que 60% deles são do sexo feminino e 79% têm renda de até 1,5 salário mínimo.